Editora CEFET-MG
Última modificação: Sexta-feira, 4 de junho de 2021
A Editora CEFET-MG é a unidade organizacional responsável por coordenar e executar os serviços de editoração no CEFET-MG.
Obras publicadas
Reunir experiências boas de professores que estão efetivamente em sala de aula não é um projeto ambicioso. Afinal, é de maneira até inconsciente que os professores estão sempre buscando como trabalhar seus conteúdos envolvendo e motivando seus alunos. Excetuando-se as conversas nos intervalos ou reuniões, projetos criativos e trabalhosos, aulas plenas de conteúdo aliado ao despertar de atitudes e questionamentos positivos, esforço e gastos de ambos, alunos e professores, ficam limitados às quatro paredes da sala de aula.
O que buscamos aqui foi uma parceria com alguns colegas que se dispuseram a colocar no papel algumas dessas experiências. São relatos de trabalhos de docentes envolvendo a linguagem que poderão ser adaptados em outros contextos ou por professores de outras disciplinas, e que, esperamos, influenciarão os colegas a registrarem seus próprios trabalhos com as turmas.
O livro é uma iniciativa do Observatório de Gênero e Raça de Minas Gerais e faz parte do projeto “Minas Gerais por todas as mulheres com Igualdade, Respeito e Autonomia” desenvolvido desde o início do ano de 2017 com o apoio do Instituto Cultural Boa Esperança – ICBE.
Observando as Desigualdades de Gênero e Raça nas Dinâmicas Sociais em Minas Gerais é um livro de denúncia sobre a continuidade de estereótipos e preconceitos na sociedade, mas também é libertador e promissor quando as vozes que denunciam são fundamentadas em pesquisas acadêmicas, ações extensionistas e relatos de experiência de pessoas com alto grau de qualificação.

O livro visa apresentar pesquisas psicolinguísticas conduzidas por professores doutores vinculados a oito instituições de ensino do estado de Minas Gerais. Ao longo de 15 capítulos, o leitor fará uma revisão de importantes teorias linguísticas e psicolinguísticas, enquanto é apresentado às pesquisas desenvolvidas em território mineiro que refletem e investigam a realidade cognitiva de tais teorias.
